bhparklets@gmail.com

31 98224-2300

31 98846-5261

Incentivar transportes não motorizados

O parklet é uma espécie de “mini-parque” temporário implantado e mantido pela própria população sobre vagas de estacionamento na via, com o objetivo de propor novos usos para esses espaços e potencializar sua apropriação. As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada já que um carro estacionado pode ocupar por longas horas – ou mesmo dias – uma área de cerca de 10m² que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades que tragam maior vitalidade e diversidade ao espaço público.

O Parklet

Estimular processos participativos

Powered by Typeform

Nosso Trabalho

Objetivos

Criar um novo cenário para as ruas

O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas para proporcionar aos cidadãos maior interação social com a sua comunidade é uma tendência mundial. Essa relação entre pessoas aumenta a segurança, incentiva o comércio local e produz bairros mais humanizados.

Cidades populosas apresentam uma carência de espaços públicos que realmente possam ser utilizados recreativamente pela população. Converter grandes áreas nos bairros centrais da cidade em praças e parques é muitas vezes inviável ou muito dispendioso. A redução de custos e facilidade de implantação são vantagens que viabilizam consideravelmente a existência dos parklets, devido ao seu tamanho relativamente pequeno, baixo custo de instalação e manutenção, natureza temporária da intervenção e pelas parcerias entre a prefeitura, comunidade e empresas privadas.

Atuamos do projeto à construção, facilitando a interação entre o poder publico, empreendedores e cidadãos interessados em criar espaços públicos mais agradáveis. Elaboramos o design do mobiliário visando o melhor aproveitamento do parklet proposto, otimizando os espaços, atribuindo funcionalidade e identidade visual. Encaminhamos e acompanhamos todo o processo até a celebração da autorização legal para então seguirmos com a construção do parklet. 

O parklet é um ato de cidadania. É muito importante que as pessoas participem ativamente da conquista, construção e manutenção dos mesmos, para que todos possam tirar o máximo proveito dos espaços públicos.

Ampliar a oferta de espaços públicos

 A construção de parklets vai permitir que a comunidade construa seu próprio espaço de convívio, resgate suas narrativas locais, inspirações, e criem novos cenários, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver... e conviver!

(fonte: Manual de implantação de parklets em SP)


Não há um projeto padrão e único para os parklets. Cada projeto pode e deve apresentar características próprias que permitam uma melhor adequação ao local de instalação, valorizando usos existentes e propondo novos. Todos os parklets são, entretanto, locais de uso público, abertos à utilização de qualquer pessoa, não podendo ser usado com exclusividade pelo seu mantenedor. (fonte: SMAPU/PBH)

Promover convivência na rua 

 Os parklets são intervenções físicas no sistema viário, que discutem o espaço dedicado ao automóvel e aquele dedicado às pessoas. Ao mesmo tempo que o parklet restringe o estacionamento dos carros, ele permite o uso do espaço de forma democrática por pedestres, ciclistas, crianças e idosos. O acesso ao parklet é feito através da calçada, o que incentiva que o mesmo seja feito a pé, de bicicleta, skate e demais meios não motorizados.

O termo “parklet” foi usado pela primeira vez em São francisco, nos EUA, em 2005.  No Brasil, o conceito de parklet surge em São paulo, em 2012.  Em Belo Horizonte, um decreto publicado no Diário Oficial da Prefeitura em 13 de março de 2015, estabeleceu as regras e condições para a instalação desse tipo de mobiliário urbano no município.

Então?! Quer um parklet na sua rua? Preencha o formulário abaixo:

bhparklets@gmail.com

31 98224-2300

31 98846-5261